04/01/2015

Que foi feito do toucador dos avós?

Para primeiro post do ano, uma peça muito querida: pertenceu à primeira mobília de quarto dos meus avós.

Muitos anos depois de servir o seu propósito, os avós resolveram trocar de mobília e este bonito toucador, estilo Queen Anne, foi parar ao fundo da garagem. 

As peças de estilo Queen Anne, homenagem à rainha de Inglaterra, regente no início do séc XVIII, são fácilmente identificáveis. Têm linhas normalmente simples e arredondadas e um elemento muito característico, as pernas curvas.

Numa altura em que procurava um móvel para o quarto de uma casa de campo, lembrei-me deste toucador e fui resgatá-lo ao seu triste destino. Reutilizar ou reciclar uma peça com história dá-me um prazer especial e tendo esta pertencido aos meus avós, melhor ainda.

Uma vez que seria para uma casa de campo decidi-me por uma cor que adoro, e que transmite essa tranquilidade e imagem campestre, o verde provença. Depois de pintado e para lhe dar um aspecto mais envelhecido e rústico, fiz um decapé. Esta técnica consiste em passar uma lixa fina, com maior incidência nas arestas, deixando algumas zonas com a madeira visível.
O resultado foi este!




SHARE:

2 comentários

© Anantique. All rights reserved.