29/11/2016

A Consola

  
O hall de entrada em casa não é, muitas vezes, fácil de mobilar ou decorar, seja pelo espaço exíguo, ou porque as diversas portas limitam as paredes livres. O meu hall não é excepção, queria colocar um apoio na parede da entrada mas tinha de ser bem estreito para não impedir a passagem.


É mesmo para este propósito que servem as consolas (não as Playstations!). Segundo o Priberam, consola é uma "mesa estreita que se coloca junto a uma parede, geralmente para objectos de decoração como candelabros, jarras, etc".  

Às vezes o difícil é encontrá-las. Esta comprei-a por uma pechincha na feira da Vandoma. Não estava muito mal tratada mas precisava que lhe fosse retirado o acabamento, muito opaco, para deixar aparecer o veio da madeira. Simultaneamente conseguia-se também uniformizar o tom.

Comecei por limpá-la, retirando o acabamento com palha de aço e álcool, o que não foi tarefa fácil porque a cor estava muito agarrada.
O polimento foi feito com goma laca e por fim apliquei cera tom de nogueira. 

É uma consola simples, aparentemente em madeira de castanho, mas que cumpre bem a função, tornar a entrada em casa mais acolhedora.

Por baixo dela esconde-se o gato de porcelana que está na família há mais de 100 anos e que foi passando por várias gerações. Não gosto particularmente de "bibelots" de porcelana mas este gato de olhos esbugalhados é especial, graças a ele, "gato", foi a primeira palavra que o pai aprendeu a dizer.
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© Anantique. All rights reserved.