25/02/2017

Pedras Salgadas


Os anos do Tiago foram o pretexto para um fim-de-semana fora. Desta vez, a surpresa foi minha! Depois de alguma pesquisa optei por reservar no Parque de Pedras Salgadas - Ecoturismo e Spa Termal, no concelho de Vila Pouca de Aguiar. Pareceu-me um sitio muito acolhedor, no meio da natureza e ainda podíamos aproveitar a piscina e as massagens do Spa.


A exploração oficial da fonte de Pedras Salgadas remonta ao ano de 1871, quando um reconhecido médico de Trás-os-Montes anuncia a descoberta e proclama as qualidades de excelência da água. Em 1879, as Termas de Pedras Salgadas abrem ao público, recebendo sucessivamente as mais célebres personalidades portuguesas da época. Pedras Salgadas e Precisosa são apenas 2 das várias nascentes deste Parque Termal. Em 1910 inaugura-se o Casino das Termas, situado no interior do complexo turístico.


A confirmação das benesses das águas de Pedras Salgadas levaram à construção de três hotéis dentro do parque: o Hotel Avelames, o Grande Hotel e o Hotel do Norte. Durante décadas as termas de Pedras Salgadas foram local de visita de milhares de pessoas.

Os anos passaram e a procura pelas Águas Termais foi diminuindo. Os 3 hotéis das Pedras Salgadas foram deixados ao abandono e assim permanecem até hoje, com este ar fantasmagórico.
 
Em 2009 renasce o Spa Termal de Pedras Salgadas, um exemplar clássico da arquitectura portuguesa, agora modernizado por Siza Vieira, no mesmo local onde em tempos existiu o Balneário das termas.
Em 2012 é inaugurado o Parque das Pedras Salgadas, composto por várias Eco houses e Tree houses. 

Como as Tree houses são apenas duas, é bem difícil conseguir reserva. Ficamos numa confortável e quentinha Eco House, envolta pela vegetação verdejante do parque. Não há automóveis no interior do Parque por isso só o chilrear pássaros pode incomodar :)










SHARE:

Sem comentários

Publicar um comentário

© Anantique. All rights reserved.