17/09/2017

Alaçati, um segredo no Egeu


Já que íamos à Turquia, uns amigos falaram-nos de Alaçati, e pela descrição, não poderíamos perder.
Alaçati é uma pitoresca vila, praticamente desconhecida para estrangeiros, na península de Çesme, a uns 60 km a oeste de Izmir, junto ao mar Egeu. Passamos 3 dias neste destino pouco convencional e adoramos!


Alaçati tem muito de grego, porque, de facto, as suas histórias cruzam-se. Consta que em meados do sec XIX uma conhecida família turca daquela zona foi procurar trabalhadores à vizinha ilha grega de Chios, para se dedicarem ao cultivo da vinha e à produção de azeite. Os gregos intalaram-se na actual Alaçati e aí construíram casas tradicionais em pedra, com portas e caixilhos coloridos, que se mantêm até aos dias de hoje.

Por ser uma zona ventosa, e quente, Alaçati tornou-se também, nos anos 90, um dos mais importantes centros de windsurf do mundo.


É uma vila cheia de charme, repleta de sítios bonitos, bem cuidados, onde o bom gosto impera. Tal como nas vilas gregas, o colorido das caixilharias e das buganvilias, relembram-nos que é Verão, no sul da Europa.

Muitas das casas foram recuperadas e transformadas em boutique hotels, e em restaurantes, lojas e bares, sofisticados, sem perderem o charme rústico. Nunca vi tantos boutique hotels por metro quadrado! No próximo post falarei sobre o que escolhemos.

Durante o dia as ruas têm pouco movimento, mas ao cair a tarde começam a encher-se de gente, com o culminar pela hora de jantar, em que todos os restaurantes e esplanadas estão cheios.









Entre as muitas lojas de decoração e velharias, todas elas a transbordar bom gosto, a minha preferida foi a Eskiden. A Eskiden é um must go para quem gosta de cerâmicas antigas. Lá podem encontrar-se potes de barro, tradicionais garrafas de vidro para azeite e tábuas de madeira. Têm loja no Etsy e exportam para todo o mundo.





Foram uns dias deliciosos, cheios de sol em que passeamos, vimos sítios bonitos, comemos bem e descansamos. Perfeito para fim de férias.

SHARE:

2 comentários

  1. Olá Ana, adoro estes cafés cheios de charme, de cor e bom gosto. de fato lembra muito a Grécia! Fico perdida e sem saber para onde olhar, se para os moveis, a simplicidade da decoração, as peças nas lojas. Imagens lindas! bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Val! Tenho a certeza que irias gostar muito. A Turquia espera-te ;)

      Eliminar

© Anantique. All rights reserved.