16/04/2017

Toscana como a imaginei


A Toscana é tal como vagueava na minha imaginação. Uma terra de sol e luz bonita, vilas medievais empoleiradas no topo de colinas e uma enorme extensão de puro verde salpicado por casas rurais e caminhos ladeados de ciprestes pontiagudos. Foi tal e qual o que encontrei.



Tínhamos uma semana de férias em plena primavera e uma road trip pela Toscana pareceu-nos o ideal. Contrariamente ao habitual, saímos de casa com as reservas feitas, incluindo a reserva de um Fiat 500L, afinal íamos para Itália!

Decidimos ficar 4 noites em plena Toscana, no campo, e não podíamos ter encontrado melhor sítio, a Abbadia Sicille, em Trequanda. Esta velha abadia, perdida no meio da natureza, é originalmente do séc XIII, pertenceu aos Templários, passou pela mão da ordem Olivetana e posteriormente pelos Beneditinos. Hoje é um pequeno hotel, com 12 grandes quartos, que soube manter todo o charme de outra época. Uma pequena maravilha.

Abbadia Sicille
Abbadia Sicille
Abbadia Sicille
Fizemos o percurso entre Florença e Trequanda o mais possível por estradas secundárias para irmos absorvendo toda esta região. Atravessamos toda a zona de Chianti, conhecida pelos bons vinhos e mais para sul, entrando na zona de Crete, a paisagem muda um pouco, mais plana e muito muito verde.


O dia seguinte foi dedicado às povoações mais próximas, Montepulciano, Pienza, Montalcino, Bagno de Vignoni. Todas elas tão bem preservadas e cheias de encanto que nos transportam para a Idade Média. Bagno era uma vila-spa na época e mantém ainda hoje um enorme lago de aguas sulfurosas, bem no centro.

Montepulciano
Bagno di Vignoni
Entre cada uma destas vilas uma paisagem tão mas tão bonita, um verde que não sei de onde ele vem! E o mais incrível, não se distinguem casas novas, se as há souberam preservar a traça e as cores de outrora.


Sant'Antimo
Seguiu-se San Gimignano, conhecida como a Nova York da idade média, pelas numerosas torres que ainda hoje se veêm ao longe e depois Siena, com o monumental Duomo e a invulgar Piazza di Campo.

San Gimignano

Siena
O quarto dia foi de puro descanso, relaxar ao sol, ler e desfrutar do sossego que a Abadia nos proporciona.

Terminamos as férias em beleza, nessa incrível cidade museu que é Florença. 
Como alguém disse, Eat, Drink, Love (and road trip!).

Florença
Florença
Já em casa e embuídos do espírito deste cantinho de Itália, revimos o filme O paciente Inglês, cuja história é narrada precisamente na Toscana. Bem diferente ver o filme 20 anos depois de o ver pela primeira vez.

SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© Anantique. All rights reserved.