21/06/2017

Varanda combina com suculentas

A nossa varanda, embora bastante pequena, é um espaço agradável porque está na continuação da sala e virada a poente, por isso cheia de luz até ao finalzinho da tarde, nestes meses quentes. Apesar de tudo isso estava bastante abandonada.


Numa passagem pelo Senhor de Matosinhos, os meus olhos ficaram presos numa barraquinha dedicada a plantas suculentas e cactus e, nem de propósito, pouco depois em conversa com a Ana do blog Ana, Go Slowly, as suculentas voltam a ser tema.

Por mais que goste de plantas, acho sempre difícil mantê-las porque passo algum tempo fora. As suculentas, para além de encantadoras, têm a grande vantagem de precisarem de poucos cuidados. Perfeito. Um pouco de frescura verde em casa e pouco trabalho.

E como várias vezes me tem acontecido, junto as peças e decido-me, neste caso, varanda-a-precisar-de-vida + Senhor de Matosinhos + Conversa-sobre-suculentas.

A ideia foi usar o velho escadote que já mostrei por aqui, abri-lo, colocar umas traves velhas e encher de plantas.


Voltei ao Senhor de Matosinhos e não foi fácil a tarefa de escolher algumas das muitas espécies de suculentas. O dono da barraca foi ajudando, sobretudo quando me disse:
"- esteve cá uma senhora "daquela religião" e queria destas (aponta para uma das plantas), diz que são auspiciosas". A minha perspicácia levou-me a concluir que "aquela religião" é o Feng Shui! :)

Quis saber o nome da espécie - Crassula ovata, a planta-jade.
Não podia deixar de confirmar a veracidade da informação. E é mesmo assim. Para esta corrente chinesa a Crassula ovata é um símbolo de boa sorte, prosperidade e riqueza. Venha a Crassula ovata cá para casa!



As restantes foram escolhidas, apenas por uma questão de gosto. Tenho de aprofundar os meus conhecimentos sobre as suculentas e, quem sabe, não vou encontrar algum outro simbolismo.

Há ainda algumas outras coisas que quero fazer, a seu tempo, mas para já estou contente com esta transformação. Veremos como estas novas amigas se vão portar.

Para quem se estusiasmar por cactus e suculentas, fica uma dica, a Mia Luzia, uma estufa/loja, próxima de Santo Tirso, onde ainda não estive, mas estou cheia de vontade, porque para além de especializada no tema, o espaço é lindo!



SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© Anantique. All rights reserved.